Rugas e manchas podem indicar alguns problemas no organismo

1 de novembro de 2018

A pele é o maior órgão do corpo humano. Por isso, algumas alterações perceptíveis nela podem ser sinônimo de doença em partes importantes do organismo Que a gente ama ter uma pele diva não é novidade para ninguém, né? Por isso, uso minhas redes sociais (colocar link do face nesta palavra) para dar dicas que

23-outubro-blog-site.jpg

A pele é o maior órgão do corpo humano. Por isso, algumas alterações perceptíveis nela podem ser sinônimo de doença em partes importantes do organismo

Que a gente ama ter uma pele diva não é novidade para ninguém, né? Por isso, uso minhas redes sociais (colocar link do face nesta palavra) para dar dicas que ajudem as pessoas a ter uma cútis linda e saudável.

No entanto, muitas vezes podemos sofrer alguns problemas de pele (manchas, rugas, linhas de expressão e acne) que aparecem sem nenhuma explicação aparente. Mas você sabia que estes problemas podem ser causados por alguma alteração em órgãos essenciais do nosso corpo?

 

FIQUE ATENTO

 

Mudanças na pele podem ser causadas por exposições a temperaturas extremas, alterações hormonais, uso de alguns medicamentos, mudança na alimentação e muitos outros fatores.

Acne adulta, por exemplo, pode ter origem no desequilíbrio hormonal. Esta é uma forma que o nosso corpo tem para mostrar que algo não está funcionando como deveria e nos alertar para buscar ajuda.

Pensa que acabou? Nada disso! Vou listar os principais problemas de pele e suas causas. Vamos lá!

 

HÁBITO DE FUMAR PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS PARA TODO O CORPO

Fumantes têm a pele sem viço, com rugas profundas e muitas vezes precoces. Como se não bastasse, sofrem com flacidez. Neste caso, a pele é um reflexo de como anda o pulmão do indivíduo.

A boa notícia é que dá para reverter este cenário parando de fumar. Busque ajuda de um profissional especialista para abandonar o tabagismo, ter um estilo de vida mais saudável e uma pele bem cuidada.

Logo depois de adotar um novo estilo de vida, sua saúde melhora e a qualidade de vida também. Mas as ruguinhas ainda não desapareceram. É hora de buscar ajuda de uma dermatologista.

 

Indicações de tratamentos dermatológicos

 

A pele de quem fuma costuma apresentar opacidade, manchas, rugas e flacidez. Para indicar os melhores procedimentos para reverter tudo isso, é necessária uma avaliação. Mas em geral, podemos usar:

– Peelings, microagulhamentos ou lasers para estimular a produção de colágeno, eliminar as células mortas e tirar as manchas;
– Skinbooster para hidratar profundamente e devolver o viço;
– Preenchimento para rugas profundas, como os códigos de barra (rugas ao redor dos lábio), muito comuns em fumantes;
– Toxina botulínica para amenizar pés de galinha e marcas na testa;
– E aparelhos de ultrassom, como o Ultraformer lll, para amenizar a flacidez.

 

SINTOMAS DE ALTERAÇÕES HORMONAIS

Tireoide desregulada deixa a pele seca, unha fraca e ainda causa queda de cabelo. Os pavores de todas as mulheres, não é mesmo?

Este é um sinal para você buscar ajuda de um endocrinologista. Ele poderá realizar o tratamento adequado. Com os hormônios controlados, seu corpo volta ao normal.

Outro problema causado pelo desequilíbrio hormonal é a acne em adultos. Entre as mulheres isso geralmente está ligado a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou uso de medicamentos. Além daquelas que possuem história de acne na adolescência ou sofrem com oleosidade excessiva da pele.

No caso da acne adulta é essencial buscar auxílio de um dermatologista para indicar o melhor tratamento para o seu caso.

 

Indicações de tratamentos dermatológicos

 

Se a mulher ainda não sofre com acne adulta em excesso, indico primeiramente produtos de uso tópico como sabonetes específicos para pele acneica, ácidos, hidratantes mais levinhos para proteger a barreira da pele e protetores bem sequinhos. Além de peelings químicos e lasers.

Já para aquelas que têm muita acne, indico medicamento de uso oral também.

Para quem sofre com as temidas cicatrizes de acne indico microdermoabrasão, peelings com ácidos, microagulhamento com Endymed, lasers e preenchimento com ácido hialurônico.

 

HERPES E HERPES ZOSTER PODEM CAUSAR ALTERAÇÕES NA PELE

 

Esse é um vírus muito comum. Tanto que se estima que cerca de 97% da população já tenha tido contato com ele. Os sinais costumam aparecer na boca ou na região genital, quando a imunidade cai.

Podemos observar as manifestações através de bolinhas de água na pele com uma dor latejante, que queima e vermelhidão. Esses gatilhos podem ser desencadeados por causa de privações do sono, exposição solar excessiva, uso exagerado de bebida alcoólica ou durante o ciclo menstrual.

Logo que começarem a surgir os primeiros indícios, é essencial buscar tratamento imediato com um especialista.

 

O DIABETES PODE REFLETIR NA PELE DE 3 MANEIRAS

1 – Quando a pele das axilas, virilha e pescoço ficam grossas e escuras. Esse é um sintoma de resistência à insulina. Chamamos esta alteração da pele de acantose.

2 – A imunidade de pessoas diabéticas é mais baixa e pode proporcionar o aparecimento de micoses de maneira recorrente, fazendo com que a condição surja em todo o corpo.

3 – Quando a doença não é controlada, pode causar perda de sensibilidade nos membros inferiores e até mesmo afetar os nervos.

Neste caso, é essencial buscar auxílio de um endocrinologista para realizar o tratamento adequado.

 

Indicações de tratamentos dermatológicos

 

O dermatologista pode indicar produtos com ácido retinóico, lactato de amônia, uréia ou ácido salicílico em sua composição. Itens com esses agentes são capazes de melhorar o aspecto das lesões.

Além da dermoabrasão e uso de lazer para reduzir a espessura das lesões. Pode haver ainda a necessidade de medicação via oral.

Gostou? Caso tenha algum desses sintomas, busque auxílio médico. Você pode agendar sua consulta clicando aqui.

2020® Dra. Luciana Costa - Todos os Direitos Reservados