As 10 melhores formas de evitar o envelhecimento precoce

10 de abril de 2017 2

Existem alguns hábitos que devem fazer parte de sua rotina, se você quiser que sua pele amadureça sem perder tanto o viço e a beleza.

cuidado-pele-dra-luciana-dermato.jpg

Existem alguns hábitos que devem fazer parte de sua rotina, se você quiser que sua pele amadureça sem perder tanto o viço e a beleza. Eles vão desde os cuidados básicos com a limpeza, proteção, alimentação, exercícios físicos, até tratamentos que ajudam na prevenção do envelhecimento. Vamos conhecer alguns deles? Acompanhem:

A Limpeza é essencial

Você já deve ter ouvido falar que a falta de uma boa limpeza, principalmente se você usa maquiagem frequentemente, pode envelhecer a pele. E isso é verdade. É necessário lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, com sabonete próprio, e remover sua maquiagem antes de dormir. Poros entupidos com oleosidade, poluição e maquiagem impedem que a pele respire e se renove. Ah! Uma vez a cada quinze dias, dependendo do seu tipo de pele, é indicado fazer esfoliação.

Hidratar e proteger

Após a limpeza, o ideal é aplicar um hidratante. Mesmo quem tem pele oleosa deve hidrata-la, existem produtos específicos para isso. E sempre usar um protetor solar, até nos dias nublados. A maquiagem com protetor é um bom complemento para quem não fica sem uma corzinha no rosto. Lembrando que ela não substitui o protetor.

Tenha uma alimentação saudável

Saiba que o açúcar contribui e muito para o envelhecimento da pele. Muito. Então é sempre bom evitar. Já as frutas, são uma fonte grandiosa de vitaminas que auxiliam na nutrição da pele, principalmente as ricas em vitamina c. Veja algumas:

  • Morango– Rico em alfa-hidroxiácidos, o morango hidrata e renova a pele. Uma dica é consumir seis unidades diariamente em lanche ou em preparo de vitaminas, com iogurte light e leite desnatado, por exemplo.
  • Açaí– O açaí possui antocianinas que ajudam a manter o colágeno íntegro, dando firmeza e tônus à pele, evitando as temíveis rugas. O ideal é consumir 40 gramas por dia.
  • Romã– Rica em ácido elágico, protege a pele contra os raios UVA e UVB e aumenta a produção de colágeno. A romã também possui compostos fenólicos, potentes antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce. Além disso, ela contém antocianina, que contribui para diminuir a produção de radicais livres. Uma romã por dia é o suficiente.
  • Framboesa– Com vitaminas A e C, a framboesa possui efeito calmante e anti-inflamatório, diminuindo e prevenindo o aparecimento de acne. Você pode consumi-la da mesma forma que o morango.
  • Abacaxi – O Abacaxi é uma fruta tropical muito consumida no Brasil. Ele é rico em vitamina C e possui antioxidantes que protegem até contra o câncer. Seus benefícios para a pele vão desde mantê-la firme e macia, até a redução de manchas de idade.

 

Hidrate-se

A água é um dos principais componentes do organismo. Quando pensamos em uma pele bonita, saudável e viçosa, não se pode dispensá-la. Ela leva embora toxinas e colabora no processo de renovação celular. Pele desidratada é terreno fértil para a flacidez e rugas.

 

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios retarda o envelhecimento, contribui para a proteção do corpo, ajuda na oxigenação, contribui para a abertura dos poros e até ajuda a deixar a pele mais firme e tonificada.

 

Cuidado com o banho quente

O banho quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave. A temperatura alta da água estimula a dilatação dos poros e para quem tem propensão a urticárias, pode ser que apresente coceiras na pele. O ideal é tomar banho em temperatura morna.

 

Tome bastante Chá

O chá é um santo remédio. E o que não falta é receita com promessas milagrosas. Uma dica é: tome dois copos por dia de chá verde com sementes de amapola, que tem ação antioxidante e rejuvenescedora. Já o chá de hibisco suaviza rugas e reduz colesterol. O branco, por fim, tem funções diurética e anti-idade.

 

Tratamentos Estéticos

A prevenção é sempre o melhor remédio e hoje temos diversos tratamentos que podem colaborar com a prevenção da flacidez, como a radiofrequência, os lasers e produtos como o ácido hialurônico; e contra as rugas de expressão, como a toxina botulínica. As pessoas estão buscando esses tratamentos cada vez mais cedo, na intenção de evitar que a pele fique marcada, pois quando menor a ação do tempo, mais fácil é de tratar e mais natural fica o resultado.


2 comentários

  • Mathiara aritamaia correia

    2 de junho de 2017 at 19:11

    Melhor dermato! !!!amo seu trabalho

    Responder

  • Luana Cabral

    21 de julho de 2017 at 08:41

    Ótimas dicas Dra Luciana!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


2020® Dra. Luciana Costa - Todos os Direitos Reservados