Saiba tudo o que a toxina botulínica pode fazer por sua beleza

19 de novembro de 2018

Se você ainda tem receio de usar o “botox”, ou acha que ele serve apenas para eliminar as ruguinhas, esse texto vai te interessar muito. O tratamento com a toxina botulínica pode fazer muito mais por você do que se imagina Ainda existem pessoas que têm resistência em usar a toxina botulínica. Alguns pelo medo

14-novembro-blog-site.jpg

Se você ainda tem receio de usar o “botox”, ou acha que ele serve apenas para eliminar as ruguinhas, esse texto vai te interessar muito. O tratamento com a toxina botulínica pode fazer muito mais por você do que se imagina

Ainda existem pessoas que têm resistência em usar a toxina botulínica. Alguns pelo medo de perder a expressão, outros têm receios quantos aos exageros. Por isso, hoje, resolvi falar de maneira detalhada sobre o assunto. Vamos lá:

 

COMO FUNCIONA A TOXINA BOTULÍNICA?

 

As rugas de expressão se formam por causa da constante contração dos músculos da face. A pele vai sendo “enrugada” a cada sorriso, a cada feição de preocupação ou de descontentamento. Ao desfazer da expressão, os músculos voltam ao lugar e a pele também.

Porém, com o passar dos anos e com a perda de elastina e colágeno (normal do processo de envelhecimento), a pele começa a ficar marcada, como um papel que amarrotamos, mas não conseguimos mais deixar lisinho novamente.

Aí entra a toxina. Ela bloqueia os impulsos do músculo da região a ser tratada, causando o relaxamento do local. Com a musculatura mais relaxada, a pele não se contrai tanto, então é possível prevenir as marcas e também tratar.

E é simples assim. As complicações das quais você deve ter ouvido falar por aí, vêm de aplicações realizadas por “profissionais” que não dominam a técnica ou não têm bom senso.

 

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?

A dermatologista aplica pequenas quantidades de botox, em pontos estratégicos (e previamente estudados com a análise do rosto do paciente) com o intuito de imobilizar os músculos subjacentes.

Todo procedimento é realizado com uma agulha bem fina e específica para esta finalidade. Durante a aplicação, é usado anestésico ou um dispositivo que vibra. O intuito é evitar o incômodo ou dor que a paciente possa sentir com as picadinhas.

O processo é bem rápido e a paciente já pode voltar às atividades normais do dia a dia, assim que sair do consultório. No entanto, são necessários alguns cuidados após o procedimento:

  • Não usar maquiagem;⠀
  • Evitar esfregar ou tocar a região;⠀
  • Não praticar exercício físico;⠀
  • Não deitar durante as 04 horas após a aplicação;⠀
  • Viajar de avião logo após a aplicação também não é indicado.

 

QUAL A DURAÇÃO?

 

Depois de 7 a 14 dias após a aplicação a toxina já começa fazer efeito. Os benefícios duram até 12 meses, dependendo do organismo da pessoa.

Mas não precisa se preocupar! Como é um produto natural, o botox desaparece de maneira gradativa, você consegue perceber e marcar uma nova consulta para refazer o procedimento.

A boa notícia é que quando você faz aplicações regulares, os músculos da área tratada passam a serem enfraquecidos e, desta forma, as aplicações podem durar mais tempo.

 

PARA QUAIS OUTROS CASOS É INDICADA A TOXINA?

Uma das indicações que todos conhecem é amenizar rugas e linhas de expressão em torno dos olhos (pés de galinha), na glabela (entre as sobrancelhas) e testa. No entanto, é possível aplicar no pescoço também, para prevenir ou amenizar suas marcas e ao redor dos lábios para prevenir a formação dos “códigos de barras”.

Outra função é a de reposicionar as sobrancelhas, quando uma é mais alta do que a outra. Ou arquear as duas para conferir um olhar mais atraente ao rosto. Pode-se usar também para elevar o cantinho dos lábios e dar uma “arrebitadinha” na ponta do nariz.

Suor excessivo é outro problema que pode ser tratado com o auxílio do botox. O produto é capaz de paralisar as glândulas sudoríparas da pele, responsáveis pela transpiração.

 

APLICA COM UM PROFISSIONAL?

 

A toxina tem uma ação embelezadora muito grande. Entretanto, é preciso procurar um dermatologista especializado neste tipo de procedimento. Primeiro porque alguns músculos não podem ser tratados, pelo fato de que são essenciais para a expressão natural da pessoa e também por conta dos exageros.

 

O ROSTO FICA SEM EXPRESSÃO?

 

NÃO! Se você realizar o procedimento com um dermatologista especialista, não terá este problema. Ainda mais agora que a tendência é tratar as imperfeições do rosto da maneira mais natural possível. Lembra que contei sobre isso neste vídeo?

Por isso, na hora de aplicar toxina botulínica, procure sempre um dermatologista especialista, com experiência e senso estético aguçado.

 

COM QUAL IDADE POSSO COMEÇAR A APLICAR?

Não há idade mínima para aplicação de botox. A partir do momento em que a paciente já percebe sinais das marquinhas se formando, pode procurar a dermatologista para realizar o tratamento.

Mulheres que têm em torno de 25 anos, podem começar a aplicar toxina como um método de prevenção. Eu, por exemplo, comecei a usufruir dos benefícios desta técnica com esta idade.

 

EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?

 

Como todo procedimento, pode haver efeitos colaterais sim. No entanto, gostaria de destacar que eles são mínimos como, por exemplo, dor ou edema ao redor do local em que foi aplicado.

Sem contar que em raros casos o paciente pode ter fraqueza temporária dos músculos vizinhos, dor de cabeça ou sobrancelhas e pálpebras caídas. Mas isso é muito raro mesmo.

Vale ressaltar que todos esses sintomas são temporários. Mas qualquer dúvida, basta ligar para o seu médico.

Gostou de saber destes detalhes sobre a aplicação da toxina botulínica? Quer fazer uma avaliação? Agende sua consulta clicando aqui.

2020® Dra. Luciana Costa - Todos os Direitos Reservados