Cuidados com pele antes e depois do exercício físico
Conheça 5 ótimas práticas para incluir no seu pré e pós treino que podem ajudar a ter pele e cabelos mais bonitos Não tem como falar de cuidar da saúde sem mencionar algum tipo de exercício. A prática regular traz diversos benefícios ao corpo e a mente, como combate ao excesso de peso, diminuição

Conheça 5 ótimas práticas para incluir no seu pré e pós treino que podem ajudar a ter pele e cabelos mais bonitos
Não tem como falar de cuidar da saúde sem mencionar algum tipo de exercício. A prática regular traz diversos benefícios ao corpo e a mente, como combate ao excesso de peso, diminuição do estresse, melhora da postura, aumento da disposição e muitos outros.
Eu mesma adoro treinar, mas sei que preciso tomar certos cuidados com a pele. Muitas das minhas pacientes também me pedem algumas dicas sobre esse assunto e por isso, decidi compartilhar os 5 melhores cuidados para se ter antes e depois de praticar atividade física.
Se você quer saber como conciliar saúde e beleza da pele com o seu estilo de vida ativo, confira esse texto até o fim!
-
Antes e depois de tudo, a limpeza
Eu, assim como muitas de vocês, também gosto de me maquiar. No entanto, quando estamos nos preparando para o treino a regra de ouro é “cara limpa”.
Isso se deve ao fato de que ao nos exercitarmos, os poros buscam eliminar o suor para regular nossa temperatura corporal e, se houver algum bloqueio nessa rota causado por cosméticos, isso pode promover inflamações e irritações (como acne).
Essa rotina de limpeza específica pode variar de acordo com cada tipo de pele, mas normalmente envolve um sabonete apropriado, ou até mesmo a utilização de tônicos ou águas termais após a prática (quando também há muitas impurezas).
Mas se você se sente desconfortável em ir para o treino sem disfarçar alguns “defeitinhos”, confira no próximo tópico uma dica especial.
-
O seu “companheiro” protetor solar
Não importa se a prática de exercícios não acontece ao ar livre. Mesmo em dias nublados ou ambientes fechados, a pele pode se beneficiar muito da camada extra de proteção desse produto, pois a luz visível e os raios solares conseguem entrar na pele nessas ocasiões também.
Mas se a sua atividade acontece em local aberto, lembre-se de evitar o “horário de pico” das 10 às 16 horas e comprar um produto com FPS elevado (pelo menos 30 e de preferência com vitamina E).
Para pessoas que queiram também disfarçar “probleminhas” da pele, existem algumas opções que contêm boa proteção e possuem tons que permitem maquiar imperfeições de forma mais natural (sem obstruir os poros).
Se quiser conhecer outros benefícios do protetor solar para a sua saúde, clique aqui e confira o blog que fiz especialmente sobre esse assunto!
3.Hidrate-se de forma completa
Além de beber bastante água para remediar a ressecamento do organismo que pode ser causado pelo exercício, é importante incluir na etapa de “pós treino” o uso de hidratantes corporais e faciais específicos para o seu tipo de pele.
Após o banho, com o corpo ainda úmido, aplique o creme corporal fazendo movimentos circulares indo dos pés até o pescoço.
Principalmente para o rosto e para pessoas com peles sensíveis, o uso de cremes ou tonificantes específicos pode ser indicado pelo dermatologista.
-
Revise o seu vestuário
É compreensível querer se sentir bonita durante a prática de exercícios, mas se isso levar a escolha de roupas que não proporcionam transpiração adequada, pode haver irritação da pele, infecções e fechamento dos poros.
Por isso, evite peças que sejam muito justas ou feitas com tecido que retêm o suor ao invés de facilitar a evaporação. É indicado que, após a prática, você retire a roupa suada do corpo o quanto antes.
-
O banho pós treino
Como a pele ainda estará um pouco ressecada, evite usar água quente. A ducha deve estar em temperatura morna e o couro cabeludo precisa ser lavado com itens próprios para lidar com o excesso de oleosidade causado pelo exercício.
Esse acúmulo indesejado nos fios pode propiciar o surgimento de fungos, bactérias e doenças relacionadas a eles. Além disso, é recomendado evitar o uso do xampu a seco pois, quando feito em excesso, o produto pode se misturar a essas outras substâncias e favorecer o surgimento de microrganismos e mau cheiro.
Lembre-se que cada pele é única e essas dicas gerais não substituem a avaliação de um dermatologista especialista sobre o que você realmente precisa.
Peles sensíveis, oleosas ou que têm assaduras constantes, por exemplo, podem necessitar de produtos e cuidados adequados à essas características.
Se houver outras dúvidas sobre este ou outro assunto, entre em contato! Será um prazer te ajudar da melhor forma.