Cuidados com pele antes e depois do exercício físico

27 de fevereiro de 2020 0

Conheça 5 ótimas práticas para incluir no seu pré e pós treino que podem ajudar a ter pele e cabelos mais bonitos   Não tem como falar de cuidar da saúde sem mencionar algum tipo de exercício. A prática regular traz diversos benefícios ao corpo e a mente, como combate ao excesso de peso, diminuição

active-adult-biceps-body-416809-1-1200x1800.jpg

Conheça 5 ótimas práticas para incluir no seu pré e pós treino que podem ajudar a ter pele e cabelos mais bonitos

 

Não tem como falar de cuidar da saúde sem mencionar algum tipo de exercício. A prática regular traz diversos benefícios ao corpo e a mente, como combate ao excesso de peso, diminuição do estresse, melhora da postura, aumento da disposição e muitos outros.

 

Eu mesma adoro treinar, mas sei que preciso tomar certos cuidados com a pele. Muitas das minhas pacientes também me pedem algumas dicas sobre esse assunto e por isso, decidi compartilhar os 5 melhores cuidados para se ter antes e depois de praticar atividade física.

 

Se você quer saber como conciliar saúde e beleza da pele com o seu estilo de vida ativo, confira esse texto até o fim!

 

 

  1. Antes e depois de tudo, a limpeza

 

Eu, assim como muitas de vocês, também gosto de me maquiar. No entanto, quando estamos nos preparando para o treino a regra de ouro é “cara limpa”.

 

Isso se deve ao fato de que ao nos exercitarmos, os poros buscam eliminar o suor para regular nossa temperatura corporal e, se houver algum bloqueio nessa rota causado por cosméticos, isso pode promover inflamações e irritações (como acne).

 

Essa rotina de limpeza específica pode variar de acordo com cada tipo de pele, mas normalmente envolve um sabonete apropriado, ou até mesmo a utilização de tônicos ou águas termais após a prática (quando também há muitas impurezas).

 

Mas se você se sente desconfortável em ir para o treino sem disfarçar alguns “defeitinhos”, confira no próximo tópico uma dica especial.

 

  1. O seu “companheiro” protetor solar

 

Não importa se a prática de exercícios não acontece ao ar livre. Mesmo em dias nublados ou ambientes fechados, a pele pode se beneficiar muito da camada extra de proteção desse produto, pois a luz visível e os raios solares conseguem entrar na pele nessas ocasiões também.

 

Mas se a sua atividade acontece em local aberto, lembre-se de evitar o “horário de pico” das 10 às 16 horas e comprar um produto com FPS elevado (pelo menos 30 e de preferência com vitamina E).

 

Para pessoas que queiram também disfarçar “probleminhas” da pele, existem algumas opções que contêm boa proteção e possuem tons que permitem maquiar imperfeições de forma mais natural (sem obstruir os poros).

 

Se quiser conhecer outros benefícios do protetor solar para a sua saúde, clique aqui e confira o blog que fiz especialmente sobre esse assunto!

 

 

3.Hidrate-se de forma completa

 

Além de beber bastante água para remediar a ressecamento do organismo que pode ser causado pelo exercício, é importante incluir na etapa de “pós treino” o uso de hidratantes corporais e faciais específicos para o seu tipo de pele.

 

Após o banho, com o corpo ainda úmido, aplique o creme corporal fazendo movimentos circulares indo dos pés até o pescoço.

 

Principalmente para o rosto e para pessoas com peles sensíveis, o uso de cremes ou tonificantes específicos pode ser indicado pelo dermatologista.

 

 

  1. Revise o seu vestuário

 

É compreensível querer se sentir bonita durante a prática de exercícios, mas se isso levar a escolha de roupas que não proporcionam transpiração adequada, pode haver irritação da pele, infecções e fechamento dos poros.

 

Por isso, evite peças que sejam muito justas ou feitas com tecido que retêm o suor ao invés de facilitar a evaporação. É indicado que, após a prática, você retire a roupa suada do corpo o quanto antes.

 

  1. O banho pós treino

 

Como a pele ainda estará um pouco ressecada, evite usar água quente. A ducha deve estar em temperatura morna e o couro cabeludo precisa ser lavado com itens próprios para lidar com o excesso de oleosidade causado pelo exercício.

 

Esse acúmulo indesejado nos fios pode propiciar o surgimento de fungos, bactérias e doenças relacionadas a eles. Além disso, é recomendado evitar o uso do xampu a seco pois, quando feito em excesso, o produto pode se misturar a essas outras substâncias e favorecer o surgimento de microrganismos e mau cheiro.

 

Lembre-se que cada pele é única e essas dicas gerais não substituem a avaliação de um dermatologista especialista sobre o que você realmente precisa.

 

Peles sensíveis, oleosas ou que têm assaduras constantes, por exemplo, podem necessitar de produtos e cuidados adequados à essas características.

Se houver outras dúvidas sobre este ou outro assunto, entre em contato! Será um prazer te ajudar da melhor forma.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


2020® Dra. Luciana Costa - Todos os Direitos Reservados

Powered by