VITILIGO

Vitiligo é uma doença que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo, podendo afetar até mesmo o cabelo, o interior da boca e os olhos.

Ela não é contagiosa, nem representa risco para a vida de quem a possui, mas pode afetar seriamente a autoestima do paciente e pode levá-lo a problemas psicológicos, como a depressão.

A boa notícia é que o tratamento para vitiligo pode desacelerar a doença e até mesmo melhorar a aparência da pessoa!

– Generalizado – as manchas podem aparecer em todo o corpo;
– Segmentar – as manchas podem surgir em somente um lado ou uma parte do corpo;
– Focal – a doença também pode afetar somente uma parte ou área do corpo, característica;

As causas de vitiligo ainda são desconhecidas. O que se sabe até agora é que ela ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de ser produzidas.

Um dado muito importante em relação ao vitiligo é que não se deve pensar nessa alteração de pele como algo que não pode ser tratado. Isso não é verdade, pois se forem tomadas providências (o tratamento depende do quadro de cada paciente), temos condições de melhorá-lo, de controlá-lo. E quanto antes o paciente procurar ajuda, melhores serão os resultados, pois as manchas não se tornarão tão resistentes.

Mas a grande dificuldade com relação ao vitiligo é que mesmo com a situação contornada, existe a possibilidade do paciente voltar a ter o problema, uma vez que ele já apresenta uma predisposição.