TOXINA BOTULÍNICA


A toxina botulínica é um produto multiuso. Muitos acham que ela serve apenas para atenuar rugas, mas utilidade do produto vai mais além, pode ser usado também no tratamento de enxaqueca e hiperidrose (suor em excesso).

Mas realmente seu maior uso é para rejuvenescimento e, hoje em dia, cada vez para a prevenção. Tenho recebido pacientes ainda jovens em busca do tratamento. Eles vêm com a consciência de que é necessário se tratar desde cedo. O tratamento com a toxina pode se iniciar em pacientes antes dos 30 anos.

Mas quais são as rugas que podem ser tratadas com a toxina?

São as formadas pelas linhas de expressão: rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas), os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Por isso que pessoas muito expressivas devem começar o tratamento mais cedo, para evitar que estas rugas se formem. O pescoço também pode ser beneficiado com a toxina, que pode amenizar suas marcas.

Forma de ação

Quando injetada, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio, apesar de ser irreversível, é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.

No caso das linhas de expressão, os benefícios se dão de duas maneiras:

1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicada a toxina.

2 – De forma reparativa: como a toxina tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Contraindicações

Assim como todo medicamento, a toxina é contraindicada para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias não devem ser tratados com a substância.

Resultados

Aqui cabe falar de um receio que sei que muita gente tem: o de ficar sem expressão ou caricato demais. Isso acontecia antigamente, quando se acreditava que era necessária uma grande quantidade da substância para paralisar os músculos. Porém, fazendo um estudo das regiões corretas a serem tratadas e aplicando-se pequenas quantidades, os resultados ficam muito naturais.

O resultado da aplicação da toxina botulínica em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. A partir de então eles permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.


2020® Dra. Luciana Costa - Todos os Direitos Reservados