O filtro solar pode manter sua pele jovem e livre de doenças como o câncer

1 de março de 2019

Saiba quais são os tipos mais eficazes de filtros, as opções de maquiagem, bases e até capsulas   O câncer de pele, de acordo com o INCA, é responsável por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, e é causado pela exposição exagerada ao sol sem nenhum tipo de proteção.   É aí

protetor-solar-1200x800.jpg

Saiba quais são os tipos mais eficazes de filtros, as opções de maquiagem, bases e até capsulas

  O câncer de pele, de acordo com o INCA, é responsável por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, e é causado pela exposição exagerada ao sol sem nenhum tipo de proteção.   É aí que o Filtro Solar entra em ação, pois ele é, comprovadamente, um dos principais aliados no combate a todos os tipos de câncer de pele.   O Filtro Solar nos protege contra os raios ultravioletas UVA (conhecidos por causarem o envelhecimento precoce da pele) e UVB (responsáveis pelo aumento das chances de câncer de pele e queimaduras). Eles são extremamente prejudiciais à nossa pele, porém podem ser amenizados com o uso de filtro solares físicos e químicos.  

Filtro Solar Físico X Filtro Solar Químico

  Já os filtros químicos absorvem os dois tipos raios ultravioletas, fazendo com que eles se transformem em calor e protegendo-nos das doenças de pele causadas pelo excesso de sol, principalmente o câncer de pele.   Os filtros solares físicos não deixam que o sol penetre profundamente a pele, evitando assim, todos os efeitos negativos que os raios UVA podem causar. Além disso, eles protegem também contra as luzes artificiais de computadores, celulares e a iluminação das residências e escritórios.  

O Filtro Solar ideal para o seu tipo de pele

  Cada pele possui suas características próprias, assim como suas limitações. Por isso, temos diferentes tipos de filtro solar disponíveis no mercado, feitos especialmente para o seu tipo de pele. São eles: . Oil Free: não possuem substâncias oleosas em sua composição e é recomendado para pessoas que sofrem com oleosidade. . Mineral: indicado para pessoas que sofrem com melasma ou para quem sofre com alergia e pele muito sensível. . Hipoalergênico: indicado, principalmente, para pessoas sensíveis à alergias. . Mousse: um filtro solar que tem na sua composição substâncias que ajudam a minimizar aquelas pequenas imperfeições da pele do seu rosto. . Aerogel ou Efeito Blur: também recomendado para pessoas com a pele muito oleosa. . Serum: consistência líquida e possui rápido poder de absorção. . Em capsula: eles são ingeridos e servem para potencializar a ação do filtro solar, ou seja, não funcionam sozinhas, é necessário que você use um protetor na pele.  

Fique atento ao FPS do seu filtro solar

  O FPS nada mais é que o fator e proteção solar que determina o tempo de exposição aos raios solares. Cada tipo de pele precisa de um cuidado diferente.   Para as pessoas de pele negra, que geralmente não se queimam muito com o sol, é recomentado filtro solar com o FPS entre 6 e 15.   Já as pessoas de pele morena que são um pouco mais sensíveis ao sol do que as de pele negra, é indicado o uso dos fatores entre 20 e 30.   Agora, a pele branca é a que mais demanda cuidado, pois elas são muito sensíveis ao sol, com mais chances de queimaduras, vermelhidão e até mesmo câncer. É fundamento o uso do FPS entre 30 e 60 ou mais, dependendo da sensibilidade da pele ao sol.     Uma dica importante, é evitar o sol entre as 10h e 16h, pois é nesse período que os raios UVB representam maior perigo para a nossa pele. Também recomendo reaplicar o filtro solar a cada duas horas, principalmente quando a pessoa transpira muito ou está em contato direto com a água.   Usar filtro solar é mais do que cuidar da sua estética. É zelar pela sua saúde!  

2020® Dra. Luciana Costa - Todos os Direitos Reservados